1º Campeonato Humaitaense de Jiu-Jitsu é realizado no Município de Humaitá
No último sábado (14/05) aconteceu em Humaitá, o 1º Campeonato Humaitaense de Jiu-Jitsu. O evento ocorreu no Centro de Educação de Tempo Integral – CETI e, de acordo com a coordenação do campeonato, houve 130 inscrições de atletas oriundos de Humaitá, Manicoré, Apuí, Manaus e Porto Velho.
Com a realização do primeiro campeonato da modalidade em Humaitá, o esporte ganha um novo patamar. E com o apoio do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), foi possível realizar um evento ímpar no município, que teve, também, apoio da Prefeitura de Humaitá, através da Secretaria Municipal de Esporte.
Os atletas humaitaenses tiveram a oportunidade, pela primeira vez, de defender o seu município em sua própria casa e destacamos a participação das equipes do Projeto Arte Suave, Projeto Finalizando Pecado, da Igreja Metodista Wesleyana de Humaitá e os atletas da academia Humaitá Jiu-Jitsu, que sagrou-se a equipe campeã do torneio.
Humaitá Jiu-Jitsu
O Jiu-Jitsu brasileiro ou, lá fora, o Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ (grafado também como jujitsu ou jujutsu) é uma arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo. Literalmente, jū em japonês significa “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica”. Daí seu sinônimo literal, “arte suave”.
Em Humaitá, a prática do esporte é recente e a academia Humaitá Jiu-Jitsu foi a primeira organização a fornecer treinos profissionais para os atletas da modalidade no município, tendo suas atividades iniciadas há seis anos. Hoje a academia tem 140 atletas em formação e conta com o apoio do Pelci e, também, possui uma parceria com a Igreja Metodista Wesleyana de Humaitá, onde é realizado o Projeto Finalizando Pecado. Além disso, a academia investe em inclusão social, tendo dois paratletas, sendo que um deles, o Sr. Joilson Meireles, é Campeão Amazonense de Jiu-Jitsu Paratleta.
“O desenvolvimento do esporte no decorrer do tempo melhorou cem por cento, as pessoas passaram a dar mais valor nas competições, sendo que o esporte não é só questão de competição, ele, também, trabalha o lado pessoal, para a evolução do atleta”, afirmou Homero Almeida, fundador da academia Humaitá Jiu-Jitsu.
Para conhecer mais sobre a academia, entrem em contato com o telefone (97) 98122-0470 ou através do Instagram @humaitajiujitsu. Os treinos acontecem em sua sede, que está localizada na Rua Marechal Deodoro, 2386 B, Novo Centenário.







