“CAOS NO TRÂNSITO”: MARIA DO CARMO CRITICA FALHAS DA PREFEITURA E PROPÕE BRT E VLT PARA MANAUS

Pré-candidata ao Governo do Amazonas defende modernização do transporte público e afirma que gestão atual prioriza festas em vez de soluções reais para a mobilidade.

MANAUS (AM) – Ausente da lista das 100 cidades brasileiras com melhor mobilidade urbana, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2024, divulgado em março deste ano, Manaus segue enfrentando graves problemas de trânsito e transporte coletivo.

A situação foi tema de críticas da professora Maria do Carmo (PL), pré-candidata ao Governo do Amazonas, que classificou o cenário da capital como “caótico” e resultado direto da falta de gestão e de planejamento da Prefeitura.

“Caos. Não existe palavra melhor para definir o trânsito em Manaus”, afirmou Maria do Carmo. “Carros, motos, ônibus por todo lado e, de solução, nada. A Prefeitura faz de conta que o problema não existe. E, para completar, até o presidente Lula — aliado do prefeito mal avaliado — criticou publicamente a nossa cidade por causa desse trânsito infernal.”

“Prioridades erradas”

A pré-candidata também criticou o prefeito David Almeida (Avante) por priorizar grandes eventos culturais em detrimento de investimentos em infraestrutura urbana e transporte público.

“Que prefeito é esse que prefere gastar R$ 1,2 milhão com um show do Gusttavo Lima, em vez de colocar uma tampa em um bueiro e evitar que mais uma mulher grávida morra num acidente de moto? Que prefeito é esse que arruma dinheiro para pagar Bruno & Marrone, mas não conseguiu pagar em dia as empresas de ônibus e deixou mais de 400 mil pessoas na mão, presas numa greve, só querendo chegar em casa ou no trabalho?”, questionou Maria do Carmo.

O evento Sou Manaus, realizado anualmente, foi alvo de críticas por suposta falta de transparência e por, segundo a pré-candidata, “desviar recursos de áreas essenciais”.

Projetos para um novo modelo de transporte

Maria do Carmo, que foi candidata a vice-prefeita de Manaus em 2024, lembrou das propostas apresentadas durante a campanha para modernizar o sistema de transporte público, que agora pretende incorporar ao seu plano de governo estadual.

Ela defende a implementação do BRT (Bus Rapid Transit) e do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) como soluções para reduzir congestionamentos, melhorar a mobilidade e fortalecer o turismo.

“Não dá para mudar com quem adora um contrato sem licitação para beneficiar empresas suspeitas. Nós, sim, temos projetos viáveis — e, por enquanto, vamos guardar os detalhes, porque a velha política adora copiar até a ideia dos outros”, afirmou.

Maria do Carmo reforçou que a mobilidade urbana será uma das prioridades de seu plano de governo, que deve ser apresentado oficialmente em 2026.


Da Redação – Tribuna de Humaitá
Com informações da Assessoria.